DESCRIÇÃO

Coleção Ictiológica do Nupélia (NUP)

Coleções biológicas são compostas por exemplares ou lotes de exemplares de organismos que recebem números de tombo que ficam atrelados a eles para sempre. Cada lote possui informações relativas ao nome científico da espécie, sua classificação, seu status (se testemunho de alguma pesquisa, material tipo ou comparativo) além dos dados da coleta, como por exemplo o nome do local e data da coleta, com município, coordenadas geográficas, etc. e o nome de quem coletou.

O Nupélia possui um acervo ictiológico com mais de 25.000 lotes, cada um podendo conter de um a mais de 100 exemplares de peixes, representativos de diferentes localidades, principalmente das bacias dos rios Paraná e Paraguai, mas também de diversas outras bacias brasileiras e de outros países americanos. 

A maior representatividade do material inclui os estados brasileiros de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sobretudo o Paraná, dentre outros menos representados, totalizando mais de 600 espécies. Todo material está disponível para a comunidade científica. Empréstimos, intercâmbios e outras transações têm sido efetuadas com diferentes instituições do Brasil e outros países há mais de três décadas. A maior parte da Coleção está preservada em etanol 70°GL, mas temos material diafanizado e corado, assim como esqueletos e tecidos para análises moleculares.

A totalidade do banco de dados catalogados da Coleção está disponível em bancos de dados online atualizados frequentemente, como speciesLink, SiBBr, e GBIF’. Deletar ‘do Laboratório de Ictioplâncton do Nupélia,’ e substituir ‘credenciada como fiel depositária junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), do Ministério do Meio Ambiente’ por ‘integrante da Rede Paranaense de Coleções Biológicas (Taxonline). Uma seção de Ovos e Larvas de peixes de água doce, do Laboratório de Ictioplâncton do Nupélia, que abriga os estágios iniciais de desenvolvimento de várias espécies de peixes da nossa ictiofauna, tem sido incorporada à Coleção Ictiológica, e pode ser acessada da mesma maneira. 

A Coleção é credenciada como fiel depositária junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), do Ministério do Meio Ambiente.

Ano de criação
1990
Área do CNPq
Zoologia
Linhas de pesquisa
Taxonomia
Sistemática
Conservação de peixes de água doce
Equipe
Dra. Carla Simone Pavanelli (curadora)
Dr. Cláudio Henrique Zawadzki (pesquisador)
Dr. Weferson Júnio da Graça (pesquisador)
Marli Cristina Campos (técnica)
Alunos de graduação e pós-graduação
(PEA/PGB/UEM)
Contato
carlasp@nupelia.uem.br
(44) 3011-4632
(44) 3011-5997
(44) 3011-5218
Localização
Bloco G80, Sala 005, Campus Maringá - Sede
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No laboratório da Coleção Ictiológica do Nupélia são identificadas as espécies e cadastrados os lotes de peixes que compõem a Coleção. Pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação vinculados à Coleção trabalham também para reconhecer e descrever espécies de peixes novas para a Ciência. Mais de 80 novas espécies já foram descritas aqui. O material-tipo utilizado para estas descrições e de muitas outras descritas por pesquisadores de outras instituições científicas está depositado em uma sala especialmente destinada para tal.

Outra atividade frequente dos componentes do laboratório da Coleção é a identificação do material coletado nos projetos de pesquisa do Nupélia, assim como por pesquisadores e alunos que desenvolvem projetos individuais ou monografias, dissertações e teses envolvendo espécies de peixes. Partes de exemplares utilizados em trabalhos que envolvem mutilação, ou encontrados em conteúdos estomacais de espécies piscívoras também são identificados aqui.

Visando à ampliação da abrangência do acervo da Coleção, expedições de coleta científica são igualmente conduzidas por pesquisadores do laboratório. A identificação e o depósito de material-testemunho de projetos de pesquisa de pesquisadores de outras instituições também tem ampliado sobremaneira o número de espécies e de localidades contempladas pela Coleção.

DESCRIÇÃO

Herbário do Nupélia (HNUP)

O Herbário do Nupélia (HNUP) abrange espécimes da Vegetação Ripária, Algas Perifíticas e Fitoplâncton, principalmente de coletas realizadas no alto rio Paraná. Encontra-se registrada na Rede Brasileira de Herbários e no Index Herbariorum.

Tem como objetivo principal o conhecimento da flora ripária, incluindo levantamentos, identificações taxonômicas e divulgação tanto científica como à comunidade em geral, além de gerar subsídios para estudos ecológicos, de conservação da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas e de desenvolvimento sustentável, em especial  das áreas ripárias da Planície de Inundação do alto rio Paraná.

Constitui a base de dados de diversas teses e dissertações ligadas a levantamentos florísticos e fitossociológicos e de taxonomia de fanerógamas e Algas. 

Ano de criação
1988
Área do CNPq
Biológicas
Equipe
Dra. Kazue Kawakita (curadora)
Dra. Mariza Barion Romagnolo (pesquisadora)
Carlos Eduardo Bento Fernandes (técnico)
Alunos de graduação e pós-graduação (PEA/PGB/UEM)
Contato
(44) 3011-5240
Localização
Bloco G‐80, Campus Maringá - Sede
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O HNUP possui um acervo de aproximadamente 16.000 registros, com mais de 1.000 espécies de plantas vasculares, 938 spp. de algas perifíticas, além de fitoplâncton. Funcionalmente e estruturalmente é vinculada ao Nupélia. Encontra-se em fase de informatização e disponibilização online junto à Rede de Coleções Biológicas do Paranaense de Coleções Biológicas (Taxonline) e ao speciesLink. É aberto para consulta por especialistas mediante agendamento com a curadoria.